Mais um período se inicia!
Depois de um semestre sofrido, cheguei viva ao 4º período. E aqui estou para compartilhar reflexões sobre as aulas de EEPP IV - Escola como Espaço Político Pedagógico.
Hoje 16/09, eu e meus colegas de classe tivemos a alegria de conhecer o simpático professor Ivan Amaro e também suas propostas e objetivos para essa disciplina.
No primeiro momento, o professor fez uma dinâmica com as "profissões inovadoras do futuro", confesso que achei a brincadeira um tanto curiosa e até um pouco exótica. Funcionava da seguinte forma: nós tínhamos que tirar um papelzinho aleatório (uma espécie de sorteio), nos quais estavam escritos uma profissão inovadora, e devíamos defender, argumentar e mostrar à turma como a profissão que sorteamos era boa, suas vantagens e até desvantagens. Era cada profissão mais engraçada que a outra, dentre elas: caçadora de tolices, pedicure de elefantes, amoladora de agulhas de tricô, além de tantas mais.
Eu tirei 'dentista de canário' e confesso que foi bem difícil defender isto. Fui inventando bobeiras e enfim saiu a resposta e foi assim também com meus colegas.
No fundo, o objetivo da dinâmica era nos motivar enquanto educadores, nos mostrar que mesmo que haja tantas profissões inovadoras, nosso trabalho ainda é importante, mostrar que um professor deve ter um papel fundamental na vida dos alunos.
Passado este momento, o professor nos apresentou eixos temáticos que serão trabalhados durante o semestre. Como: processos de organização do trabalho pedagógico, elaboração dos PPP's, avaliação das propostas pedagógicas da escola, o processo da avaliação da construção do conhecimento pelo aluno e fatores não-cognitivos que interferem no processo e a escola e a formação do professor.
Além de nos mostrar também o principal objetivo da disciplina:
"Compreender os fenômenos escolares em sua relação com o papel institucional socialmente definido e com os saberes e práticas produzidos e desenvolvidos no seu cotidiano."
Disto isto, vou ficando por aqui.
Nos vemos nas próximas postagens!
Nenhum comentário:
Postar um comentário