domingo, 1 de fevereiro de 2015

Aula 12: Por uma política da Diferença.

   Como atividade final da disciplina, foi proposto um resumo do texto "Por uma política da Diferença." com o intuito de apontar as principais ideias a respeito deste.

   O texto aborda a questão do multiculturalismo que deve ser introduzido na educação, pois o mesmo está presente em nosso cotidiano e na sociedade em que vivemos. E com isso, a autora vem mostrar que pra educação se introduzir na sociedade tão diversificada em que vivemos, ela não pode ser apenas uma reprodutora de cultura dominante, mas sim buscar atender, de fato, as demandas que a sociedade diversificada necessita..
   Além disso, a autora vem mostrar que por mais que existam projetos culturais, estes não conseguem atender à sociedade, pois maior do que esses projetos são as reproduções por parte da escola. Enquanto na verdade esta deveria partir de propostas curriculares que fugissem dos currículos homogêneos que só fazem favorecer uns, enquanto prejudicam outros, elas estão cada vez menos procurando adotar um currículo que atenda aos que se encontram em desvantagens.
   Logo, diz ainda que ao longo da história por mais que tenha sido comum encontros de diversas culturas, também foi marcado por construção de ilusões de igualdade, mas o que na verdade aconteceu foi sua exclusão na figura do 'outro'. A partir do texto proposto, chego a conclusão de que ainda é preciso muito trabalho e muito estudo, bem como muita luta para que haja a derrubada de barreiras das diferenças e dos desrespeitos, sobretudo também da nossa própria ignorância que dá o sustento a tudo isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário