quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Aula 05: Debate- Projeto Político Pedagógico.

Aproveitando o clima de Eleições, foi proposto pelo professor Ivan um debate, Debate esse que deveria conter perguntas baseadas no texto "PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA." de Ilma Passos Alencastro Veiga. 



De início, o intuito era que cada aluno que fizesse uma pergunta, escolhesse quem deveria responder a mesma, mas o debate terminou sendo bastante envolvente a ponto de que várias pessoas respondiam às mesmas perguntas, dando cada uma seu ponto de vista e até mesmo compartilhando experiências que se vivem durante o dia-a-dia nas escolas em que trabalham.
Nesse debate, conseguimos entendem melhor o que são os famosos PPP's (Projeto Político-Pedagógico), como eles são construídos, analisados e avaliados dentro das escolas. Pudemos também, que o PPP é muito mais que um simples planejamento administrativo-pedagógico (obrigado por lei), que busca soluções para os problemas e traça metas para o sucesso da escola, mas que depois fica esquecido, arquivado sem ser posto em prática. O Projeto Político-Pedagógico deve ser progressivo, construído a todo tempo com a colaboração de todos os educadores da instituição de ensino.

2 comentários:

  1. Raqul, aqui caberia uma discussão mais aprofundada do texto, focalizando as questões que foram lançadas e as posições/questões colocadas. Abs

    ResponderExcluir
  2. Cabe ressaltar ainda que cada instituição de ensino prover deliberadamente de acordo com as PPP's e seguindo a LDB seu próprio projeto. Isso abre novos caminho e oportunidades incontáveis para novos princípios de educação social.

    ResponderExcluir