quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Aula 9: Desigualdades escolares e desigualdades sociais.

Para dar início a este assunto, o professor Ivan pediu que a turma se dividisse em grupos e analisassem duas imagens.

* A primeira foi: 

Nesta imagem podemos perceber um pedido de socorro feito por todos na escola. Tanto pelos alunos, quanto pelos professores e também pela infra-estrutura (podemos perceber isso de forma clara por conta dos vidros quebrados). 
Podemos ainda perceber no canto esquerdo da imagem, a palavra IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que avalia o desenvolvimento dos alunos. Como será que o Ideb avaliaria a escola representada na imagem? Porque será que os índices nas escolas estão tão baixos?  Ao meu ver, tantos os professores, quantos os alunos só estariam caindo nos índices.
A imagem retrata bem a realidade de muitas escolas da rede pública brasileira, inclusive as localizadas em periferias. As crianças muitas vezes se sentem desinteressadas por conta da falta de equipamentos que os envolvam (como meios midiáticos e biblioteca), pela falta de dinâmica nas aulas e até mesmo por professores que pensam que podem determinar quem tem 'capacidade' e quem não tem.

* A segunda imagem foi:


Na tirinha, Manolito diz que quanto mais a professora o conhece, mais dá desconto na nota. Ou seja, compara a escola com um comércio. Comércio no qual os alunos são tratados apenas como produtos que mais perdem do que ganham, por isso suas notas diminuíram.

Esse debate feito a partir dessas imagens, com certeza só nos acrescentou enquanto educandos, pois nos faz refletir que nós como futuros educadores, devemos desde já pensar em mudar essa lastimável realidade da escola pública.

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