Pensando nisso, deixo aqui alguns apontamentos que fiz a partir da aula:
- Devemos tomar cuidado em achar que as oportunidades são iguais para todos, tanto para grupos dominantes, quanto para grupos minoritários.
Como por exemplo: Será mesmo que o negro e o branco têm o mesmo tratamento dentro das escolas?
- Generalização é a palavra que deve ser extinta tanto do nosso pensamento, quanto do nosso vocabulário.
- Desigualdade de oportunidades dentro das escolas por conta da lógica capitalista, meritrocrática.
Como por exemplo: Turmas dos melhores e turmas dos piores. Ou ainda,quando querem nos convencer que uma escola de subúrbio e uma escola da zona Sul, terão os mesmos resultados, casos essas escolas tracem as mesmas metas, sem levar em conta as condições de cada uma.
- Não devemos aceitar determinismos, como do tipo: "crianças que nasceram pobres, vão morrer pobres. Não tem jeito." ou ainda "Ele é filho de bandido, nunca vai aprender. Não tem futuro."
- Não acreditar na grande falácia: "As oportunidades estão aí, qualquer um pode crescer."
- Precisamos construir a crítica a longo prazo, mudando aos poucos a sociedade, tornando-a menos discriminatória, aberta a novos a a outros pontos de vistas.
Essa foi só a primeira parte dessa discussão que levantou tanta polêmica que teve de ser estendida para a próxima aula.
Fiquem ligados, logo logo tem mais!
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