sábado, 29 de novembro de 2014

Aula 9 - Parte II: Desigualdades escolares e desigualdades sociais.

Continuando nosso debate sobre 'aprovação/reprovação', a partir do texto "DESIGUALDADES ESCOLARES E DESIGUALDADES SOCIAIS",  de Teresa Seabra, começamos mais uma de nossas discussões, essa focada no tema oportunidades. Por isso, pra começar esse assunto, faço uma pergunta: Oportunidades, será que todos tem as mesmas?


Pensando nisso, deixo aqui alguns apontamentos que fiz a partir da aula:
  • Devemos tomar cuidado em achar que as oportunidades são iguais para todos, tanto para grupos dominantes, quanto para grupos minoritários.
    Como por exemplo: Será mesmo que o negro e o branco têm o mesmo tratamento dentro das escolas? 
  • Generalização é a palavra que deve ser extinta tanto do nosso pensamento, quanto do nosso vocabulário.                                                                                                                                                       
  • Desigualdade de oportunidades dentro das escolas por conta da lógica capitalista, meritrocrática.
    Como por exemplo: Turmas dos melhores e turmas dos piores. Ou ainda,quando querem nos convencer que uma escola de subúrbio e uma escola da zona Sul, terão os mesmos resultados, casos essas escolas tracem as mesmas metas, sem levar em conta as condições de cada uma.
                                  
  • Não devemos aceitar determinismos, como do tipo: "crianças que nasceram pobres, vão morrer pobres. Não tem jeito." ou ainda "Ele é filho de bandido, nunca vai aprender. Não tem futuro."
                  
  • Não acreditar na grande falácia: "As oportunidades estão aí, qualquer um pode crescer."
                
  • Precisamos construir a crítica a longo prazo, mudando aos poucos a sociedade, tornando-a menos discriminatória, aberta a novos a a outros pontos de vistas.

Essa foi só a primeira parte dessa discussão que levantou tanta polêmica que teve de ser estendida para a próxima aula.

 Fiquem ligados, logo logo tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário